Mãe estou Igual a Você?

12 de agosto de 2020 0 Por Danubia Divina

Essa Foto Mexeu muito comigo!

Sábado à noite eu ia entrando no quarto de minhas filhas quando elas me impediram de passar na porta. Concordei de imediato por pensar se tratar de alguma brincadeira. Resolvi tomar banho, então.

Ao sair do banheiro fui surpreendida com as duas vindo em minha direção com o sorriso mais lindo do mundo e querendo saber qual delas estava mais parecida comigo.

Vestidas com minhas roupas, sapatos e demais adornos, maquiadas e até imitando meus gestos, percebi o orgulho delas em estarem naquele personagem . Como não me emocionar? Meu peito encheu de amor e gratidão a Deus pela oportunidade de experienciar esse momento.

Mas essa cena me fez refletir sobre outra época, e, por esse motivo, eu vim aqui dividir com você.

Nem sempre foi assim, houve situações no passado que a realidade era bem diferente, as ações e reações, os comportamentos dentro de casa contavam com outros movimentos e reflexos. E eu consegui reverter? Tudo indica que sim.

Quem me acompanhou de perto por longa data ainda lembra que passei por uma crise terrível no casamento, nem acredito que conseguimos superá-la. Volto em um outro momento para dividir esse fato, prometo!

Aquele conflito de relacionamento desencadeou vários outros conflitos pessoais, e o cenário era bem diferente. Na época eu não tinha ideia do quanto toda essa movimentação estava mexendo com as meninas. Mas, justamente por serem tão pequenas, absorviam tudo o que acontecia em casa, e isso refletia diretamente no comportamento delas.

– Como anda o comportamento dos seus filhos?

Os filhos são reflexo dos pais. #pensenisso

Nossas crianças são muito sensíveis, conseguem sentir o ambiente e absorver cada centímetro de tensão a sua volta com uma maestria incalculável pelos adultos. O cenário, embora “sob controle” dos pais, vai atingir seus comportamentos de forma muito sombria e danosa.

Aqui o meu convite é: Observe os sinais de seus filhos.

Quando os filhos estão se machucando demais, doentes, agressivos, desobedientes… ATENÇÃO, é importante parar e analisar o ambiente que estão vivendo. Esse é o primeiro indicador de não conformidade. A mudança de comportamento é instantânea e pode ser detectada por quem convive com eles.

Hoje, como Psicoterapeuta e Analista Transacional, posso afirmar que todos nós nascemos OK, nossas crianças nasceram OK e passam a ser umas esponjinhas na primeira infância. Nesta fase os pais são os seus maiores heróis e continuam sendo por um bom tempo. O amor deles por nós é tão grande que abrem mão de si mesmos por amor a nós (pais).

É só por amor que os pequenos agem desta maneira, e por esse motivo diversas vezes eles se machucam, ficam doentes, agressivos e desobedientes. Esse é o meio que eles encontram para chamar atenção e mostrar o quanto se importam conosco.

É por amor que precisamos olhar mais para eles. Muitos comportamentos acontecem somente porque eles querem ser vistos como importantes em nossa vida. Entender esse movimento emocional nos traz clareza e nos aproxima cada vez mais deles. Essa percepção nos faz compreender que junto de nossos filhos também construímos uma MARCA PESSOAL. Marca essa que pode agregar valor emocional, segurança, fortaleza, solidez ou ocasionar carência, medo e insegurança para o desenvolvimento da MARCA PESSOAL de nossos pequenos.

No meu Livro Digital: Qual IMAGEM você quer VENDER para o Mundo? abordo várias dicas e informações que pode te ajudar a ampliar a percepção do todo.

Afinal, somos os grandes responsáveis pela construção dos Homens e Mulheres que futuramente terão que dar continuidade ao trabalho que realizamos hoje, não é mesmo?

Então tire um tempo para se observar, entender, acolher tudo isso e se amar.

Depois faça o mesmo com os seus pequenos, esse alicerce de amor e segurança que poderá ser levado adiante na construção de grandes Homens e Mulheres.

Não se esqueça, “aquilo que você FAZ, fala mais alto do que aquilo que você DIZ.”

Espero que tenha gostado desse material.

Que você, assim como eu, possa usufruir de muitos momentos de felicidade juntos aos seus filhos.

Se esses exercícios propostos fizerem sentido para você, aplique-os e depois deixe seu comentário de como foi aplicá-los.

Ficarei muito feliz com seu retorno!

Abraços

Danubia Divina